Instituto Pensar - Em encontro virtual, socialistas discutem necessidade de reformas estruturais para avanço do país

Em encontro virtual, socialistas discutem necessidade de reformas estruturais para avanço do país

por: Nathalia Bignon e Igor Tarcízio 


‘O sentido perdido da revolução – uma autocrítica não autorizada da esquerda brasileira’, título da publicação de autoria do presidente do Instituto Pensar e coordenador do portal Socialismo Criativo, Domingos Leonelli, foi o fio condutor de um debate virtual transmitido na noite desta quarta-feira (24), nas redes sociais do PSB.

Ao lado do presidente do partido, Carlos Siqueira, e do socialista Martiniano Cavalcante, Leonelli resgatou a conceituação do termo ‘revolução’ para recontar diversos eventos sociopolíticos da história mundial, atentando sobre a necessidade de uma transformação no atual cenário do país e que foi perdida pela esquerda nacional.

"As revoluções tem idas e vindas, mas nem sempre são processos contínuos, permanentes, mas são sempre processos transformadores”, disse o autor.

Recém-publicado, o livro de Leonelli parte da tese central de que a esquerda brasileira – já durante o período democrático – perdeu o sentido da revolução em razão das profundas transformações da sociedade.

Na análise de Martiniano Cavalcante, o livro também ajuda a desvendar como a ala ideológica passou a cuidar de governos e situações conjunturais, processo que culminou na perda da perspectiva revolucionária da política, no consequente crescimento da corrupção e das diversas concessões éticas feitas por seus representantes ao longo dos anos.

Na visão de Carlos Siqueira, a obra de Leonelli chama atenção porque o próprio socialismo brasileiro surgiu como uma crítica ao socialismo tradicional, uma narrativa que a autorreforma promovida pelo partido tem buscado resgatar para comandar a revolução.

Na análise histórica feita por Siqueira, o Brasil vivenciou poucas conquistas sociais ao longo de sua história, mas que agora têm a chance de serem resgatadas.

"O país passou por grandes iniciativas que se baseiam no socialismo, mas que precisam de manutenção para alcançarem a sua eficiência máxima, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e a universalização do ensino educacional – do básico ao ensino médio”, pontuou.

Mudanças para o Brasil

Durante o encontro online, os pensadores também listaram mudanças urgentes para o país e aproveitaram o evento para avaliar a conjuntura política nacional.

Siqueira, por exemplo, citou a necessidade de nacionalizar a exploração de recursos naturais, como o açaí da Amazônia, para movimentar a economia brasileira internacionalmente. O socialista também frisou a importância de iniciativas que crescem no cenário nacional e que são pautadas pelo partido, como a economia criativa e a Amazônia 4.0.

Reforma estrutural

Com os olhos postos no futuro, a partir do resgate do passado, Leonelli também fez projeções e defendeu uma reforma estrutural na sociedade.

"Somente o socialismo consegue conter as catástrofes proporcionadas pelo capitalismo, que é ainda mais predatório no Brasil”, disse, afirmando que o socialismo se tornou uma "alternativa civilizatória” ao mundo.

Para Leonelli, sociedades socialistas são as únicas que conseguem conter as consequências do avanço do sistema econômico capitalista, como a exploração desenfreada de recursos florestais e a desigualdade econômica.

Ele também cita que algumas iniciativas promoveram a diferença e uma melhor qualidade na vida do trabalhador brasileiro. Contudo, a carência de reformas e reformulações, como no setor educacional, político, tributário e agrário, afetam a sociedade de maneira intensa. E é neste cenário que se faz a necessidade de retomar tais pautas para a atual realidade.

Fonte: www.socialismocriativo.com.br



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: